domingo, 23 de outubro de 2011

O PEDAGOGO EM INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

No próximo sábado, dia 29/10, pólo de Currais Novos, etaremos iniciando a Disciplina Estágio Supervisionado III, cuja finalidade é propicirar aos alunos da turma 2009.2, atuar em instituições nao escolares.

Verificamos, nos últimos anos, o aparecimento de espaços educacionais não formais, que abrem para o Pedagogo novas oportunidades de atuação. As atividades educativas intencionais ultrapassam os domínios da escola aparecendo em outras instituições sociais, como: Ong’s, Hospitais, Empresas, Meios de comunicação em massa etc.

Objetivamos apresentar aos futuros Pedagogos estes espaços, contribuindo para que haja a percepção de que as atividades educativas não podem estar restritas ao espaço escolar formal e que o Pedagogo pode atuar na coordenação, supervisão, planejamento e execução destas atividades. Não se trata de negar ao Pedagogo a atuação como docente em espaços escolares formais, mas de acrescentar ao seu campo de trabalho outras oportunidades tão importantes quanto a docência.

Nesse sentido, a partir do próximo sábado estaremos discutindo sobre a atuação do pedagogo em instituições nao escolares, e em Currais Novos, cidade que tem crescido e inovado em vários setores, precisa saber usar os profissionais do curso de pedagogia para implantar em suas empresas a pedagogia empresarial, a gestão de pessoas e consequentemente melhorar a prestação dos serviços, bem como a qualidade de vida no trabalho dos profissionais que prontamente servem às empresas e aos clientes.

A pedagogia pode, e deve, implantar no setor de serviços a humanização em todos os ambientes, e em especial nos hospitais e instituições como Abrigo de Idosos, etc., para assim tornar os ambientes mais humanos e suportáveis diante da diversidade e estresse do dia a dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário