segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ALUNOS DA UVA REALIZAM CENSO DE QUILOMBOLAS

Aconteceu no último domingo, dia 09/10, na Comunidade Remanescente dos Quilombolas dos Negros do Riacho, em Currais Novos, sob orientação do Professor Josias Ivo de Sousa, ministrante da Disciplina Educação de Jovens e Adultos, um trabalho de campo com aplicação de um questionário investigativo nas 47 residências da referida comunidade, cuja finalidade foi de coletar informações sobre como vivem os moradores. O objetivo principal da coleta de dados é de apresentar um documento à Secretaria Municipal de Educação de Currais Novos informando o número de analfabetos no quilombo, e solicitando a implantação de uma turma de Educação de Jovens e Adultos, que possa atendê-los na própria comunidade. O trabalho foi realizado pelos alunos da turma 2009.2, Pólo de Florânia, e a programação contou:

- Abertura  pelo professor, apresentando os alunos e justificando o motivo da visita;
- Apresentação por um dos moradores fazendo uma exposição histórica do quilombo;
- Visitas domiciliares pelos alunos de pedagogia com a plicação do questionário;
- Almoço de confraternização com todos os moradores do quilombo, promovido pela turma e professor;











Os Negros do Riacho, como são chamados, necessitam de colaboradores por ser uma comunidade carente em todos os aspectos, está há 9km da cidade de Currais Novos e localiza-se na zona rural. Os 204 moradores do quilombo vivem da produção de carvão, programas sociais do governo federal, aposentadoria e alguns pedem esmolas na cidade de Currais Novos. Um grande número de quilombolas é analfabeto e necessita de escola, e esse trabalho ora realizado pelos alunos é de fazer um levantamento para apresentar aos órgnãos competentes de que há pessoas analfabetas sem acesso à escola.

O Professor Josias Ivo de Sousa já vem há cinco anos realizando um trabalho na comunidade, inclusive já montou uma biblioteca comunitária que atende aos estudantes, e no momento encontra-se abertas as doações de livros, mesinhas, cadeiras, estantes para melhor aparelhamento do ambiente da biblioteca.





Nenhum comentário:

Postar um comentário