terça-feira, 12 de julho de 2011

Filme O Sorriso de Monalisa

No próximo dia 17/07, aula do domingo, o Professor Josias Ivo de Sousa estará exibindo o filme O Sorriso de Monalisa, como atividade curricular da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, onde fará uma análise junto aos alunos acerca da postura metodológica (inicial e final) da professora, frente à cultura de gestão escolar e da época adotada pela escola onde´passa a atuar como Professora de História da Arte.

O uso de imagens, nos cursos de formação docente e na edcuação básica é um instrumento que cremos ser altamente recomendável para caminharmos em direção a um ensino satisfatório, o qual desenvolva habilidades nos alunos e possa atraí-los para a letra. Entretanto, é preciso ter em mente que uma imagem pode ser usada para motivar inúmeras discussões, muitas vezes por demais amplas. Assim sendo, pretende-se com a exibição do referido filme, com base no foco e preparo prévio da aula, provocar um debate aprofundado nas questões metodológicas do ensino da lingua materna, evitando-se, portanto, debates em nível de senso comum.

Faremos, portanto, uma reflexão acerca de questões como uso de filme em sala de aula na formação docente, mostrando situações pelas quais passam os professores. Em seguida, trataremos de alguns conceitos que podem ser trabalhados na educação básica, buscando um trabalho sem a valorização excessiva da subjetividade, e, por fim, apontaremos algumas sugestões de como trabalhar imagens em sala de aula, além, é claro, de abrirmos uma profunda discussão acerca do uso do Livro Didático pelo professor, que muitas vezes é a única ferramenta de ensino, e, assim concluirmos que os materiais didáticos não devem sobrebor ao professor. Enfim, assim como Watson (personagem principal do filme O Sorriso de Monalisa, na figura de Júlia Robert), o professor precisa incentivar o aluno para que olhem além da pintura', isto é, provocar o aluno a procurar respostas novas para as próprias perguntas.


Resenha do Filme

O filme aborda a atuação de uma professora recém-chegada a um colégio tradicional que precisou modificar sua didática depois do primeiro dia de aula, quando se deparou com alunas que já tinham conhecimento prévio do conteúdo, tornando sua aula frustrante e sem efeito. A partir disso, a professora começa a trazer novos temas; leva as alunas para conhecer obras de arte diferentes e assim desperta a curiosidade e capacidade de discussão e pesquisa por parte delas. Suas aulas se tornam mais interessantes e a professora consegue resgatar sua autoridade, mas encontra resistência por parte de algumas alunas, dos outros professores e principalmente, da direção da escola.
Apesar de obter frutos por sua atuação criativa, a professora sofre uma dura avaliação da direção, que por sua vez impõe condições para que ela permaneça no colégio. Não querendo abrir mão do que acreditava, ela decidiu por não ficar, e partiu com a certeza de que pelo menos naquelas alunas havia deixado sua marca, o que contribuiria de forma positiva para o futuro delas.



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