segunda-feira, 16 de maio de 2011

TCC EM SANTA CRUZ

O professor Josias Ivo de Sousa está ministrando a disciplina TCC - Trabalho de Conclusão do Curso, na turma 2008.1, pólo de Santa Cruz, orientando 34 alunos na Prposta de Intervenção Socioescolar, como atividade de conclusão do Curso de Pedagogia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Um dos objetivos da disciplina é orientar o aluno quanto aos registros e execução da proposta de intervenção socioescolar, com o uma alternativa sistematizada pelo orientando para solucionar o problema/objeto de estudo.

Os temas abordados pelos alunos giram em torno de: Jogos e Brincadeiras, Inclusão Escolar, PROERD, Gestão Escolar, Indisciplina na Escola, Afetividade, Conselho Escolar, Literatura Infantil,  Contos de Fadas, Música no Ensino Infantil, Educação Familiar x Escola, Leitura, Educação Ambiental, Avaliação da Aprendizagem, Educação do Campo, Sexualidade na Adolescência, Educação de Jovens e Adultos, Letramento, Saúde Bucal, Folclore, Educação para o Trânsito, Tecnologia na Educação e Desenvolvimento Psicomotor. Todos esses temas estão direcionados à educação básica, tendo em vista os alunos já desenvolverem um trabalho de campo, onde coletaram dados e informações nas escolas campo de estágio e no momento estarem com a execução da proposta de intervenção sociescolar.

No momento, os alunos estão sendo orientados na produção da proposta de intervenção pelo referido professor, e a conclusão das atividades acontecerão no final do mês de agosto, e a defesa acontecerá no final do mês de setembro, momento em que os alunos serão submetidos à apreciação de uma banca de três professores que analisarão e avaliarão as defesas dos trabalhos, para otenção do grau de pedagogos.

Os encontros estão acontecendo mensalmente, onde o professor se desloca à cidade de Santa Cruz, e passa dois dias em atendimento de orientação individualizada para os possíveis reajustes das produções. No momento, os alunos estão produzindo o segundo capítulo da proposta de intervenção, conforme as orientações do professor, que por sua vez estão pautadas na ABNT, e nas orientações da Universidade Estadual Vale do Acaraú.




Nenhum comentário:

Postar um comentário