sábado, 14 de maio de 2011

ALUNOS DA UVA, PÓLO CURRAIS NOVOS, VISITAM PARQUE TEMÁTICO MINA BREJUÍ

Sob a coordenação do Professor Josias Ivo de Sousa, ministrante da disciplina Psicologia Institucional, aconteceu no dia 14 de maio uma viagem de estudos com os alunos da turma 2010.2, do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, pólo de Currais Novos ao Parque Temático Mina Brejui, cuja finalidade foi de conhecer a história de gestão da referida mina.

No decorrer das atividades, os alunos visitaram o subsolo, memorial, e dunas, que resultam da extração do minério e são alocadas num espaço destinado a esse fim.

A Mina Brejuí tem uma grande participação no desenvolvimento socioeconômico do município de Currais Novos, uma vez que foi a partir dela que com a produção da scheelita, Currais Novos tornou-se conhecida mundialmente.

A visitação ao subsolo serviu para que os alunos pudessem refletir acerca da profissão do minerador, que tira o seu sustento das riquezas minerais que a Terra oferece. Nesse ínterim, também, foi possível conhecer de perto os perigos enfrentados pelos profissionais que atuam na profissão. De qualquer forma, todos passaram pela sensação de estarmos embaixo da terra, e pudemos perceber como se forma o espaço terrestre em que habitamos.

A Mina Brejuí é o local onde a Mineração Tomaz Salustino S.A. iniciou e dedicou toda a sua história à extração, beneficiamento e comercialização de scheelita (CaWO4). A empresa, que havia paralisado suas atividades minerais em 1997, voltou a produzir em 2005 e já é líder na produção regional. Juridicamente, é uma sociedade anônima de capital fechado (constituída pelos herdeiros do Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo), representados no Conselho de Administração formado por dez (10) Conselheiros, cada um representando 10% do seu capital. A atual diretoria é formada pelo médico Carlos Dutra – Diretor Presidente, engenheiro Tomaz Salustino - Diretor - Industrial e administrador Rogério Barreto - Diretor Financeiro.

A Mina Brejuí é o local onde a Mineração Tomaz Salustino S.A. iniciou e dedicou toda a sua história à extração, beneficiamento e comercialização de scheelita (CaWO4). A empresa, que havia paralisado suas atividades minerais em 1997, voltou a produzir em 2005 e já é líder na produção regional. Juridicamente, é uma sociedade anônima de capital fechado (constituída pelos herdeiros do Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo), representados no Conselho de Administração formado por 10 (dez) Conselheiros, cada um representando 10% do seu capital. A atual diretoria é formada pelo médico Carlos Dutra – Diretor Presidente, o engenheiro Tomaz Salustino – Diretor Industrial, e o administrador Rogério Barreto – Diretor Financeiro.

Com as informações adquiridas, os alunos puderam vivenciar fatos e gestão da empresa para associarem à teoria aplicada na disciplina Psicologia Institucional, que ora se encerra.









Nenhum comentário:

Postar um comentário