domingo, 19 de junho de 2011

PROFESSOR JOSIAS REALIZA OFICINAS DE CONFECÇÃO DE LIVROS E GÊNEROS TEXTUAIS


Os objetivos de leitura e estudo de um texto literário são específicos a este tipo de texto, devem privilegiar aqueles conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à formação de um bom leitor de literatura: a análise do gênero do texto, dos recursos de expressão e de recriação da realidade, das figuras autor-narrador, personagem, ponto-de-vista (no caso da narrativa), a interpretação de analogias, comparações, metáforas, identificação de recursos estilísticos, poéticos, enfim, o “estudo” daquilo que é textual e daquilo que é literário. (SOARES, 2003, p. 43-44)
A manhã teve início com as explanações e considerações feitas das pesquisas de campo realizadas em salas de 9º anos nas escolas de Parelhas, onde os alunos concluintes do ensino fundamental foram convidados a responder um questionário sobre a questão da prática leitora, além da produção de dois textos (narrativo e dissertativo).

Após as análises feitas pelos alunos do Curso de Pedagogica, turma 2008.2, constatou-se o que já se esperava, o currículo escolar nacional prioriza do 1º ao 8º ano a modalidade de textos narrativos, deixando apenas noções argumentativas (dissertativo) a partir do 9º ano, dificultando assim as produções de textos dissertativas pelos alunos no ensino médio e na universidade.

Concluídas as explanações e debate, tiveram início as atividades das Oficinas de Gêneros Textuais, onde a turma dividida em quatro grupos produziu materiais direcionados a textos Instrucionais, Epistolares, Jornalísticos e Publicitários. As oficinas foram totalmente práticas com produções de textos, montagem de jornais, cartazes e muita criatividade.

As atividades serviram de complemento para reforçar o conteúdo trabalhado anterior à pesquisa de campo. Nesse sentido, pretendeu-se disponilizar aos nossos alunos de pedagogica uma reflexão sobre a importância da escola trabalhar a diversidade textual para capacitar, de verdade, o aluno em suas produções, fazendo-os detectar as características que compõem determinado texto, e assim distingui-los, além de capacidade para atribuição de sentido aos textos lidos.

Oficina de Gêneros Textuais
Textos Epistolares

Textos Instrucionais

Textos Jornalísticos
Textos Publicitários

Oficina de Produção de Livros de Receitas Juninas


Nenhum comentário:

Postar um comentário