Os objetivos de leitura e estudo de um texto literário são específicos a este tipo de texto, devem privilegiar aqueles conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à formação de um bom leitor de literatura: a análise do gênero do texto, dos recursos de expressão e de recriação da realidade, das figuras autor-narrador, personagem, ponto-de-vista (no caso da narrativa), a interpretação de analogias, comparações, metáforas, identificação de recursos estilísticos, poéticos, enfim, o “estudo” daquilo que é textual e daquilo que é literário. (SOARES, 2003, p. 43-44)
A manhã teve início com as explanações e considerações feitas das pesquisas de campo realizadas em salas de 9º anos nas escolas de Parelhas, onde os alunos concluintes do ensino fundamental foram convidados a responder um questionário sobre a questão da prática leitora, além da produção de dois textos (narrativo e dissertativo).
Após as análises feitas pelos alunos do Curso de Pedagogica, turma 2008.2, constatou-se o que já se esperava, o currículo escolar nacional prioriza do 1º ao 8º ano a modalidade de textos narrativos, deixando apenas noções argumentativas (dissertativo) a partir do 9º ano, dificultando assim as produções de textos dissertativas pelos alunos no ensino médio e na universidade.
Concluídas as explanações e debate, tiveram início as atividades das Oficinas de Gêneros Textuais, onde a turma dividida em quatro grupos produziu materiais direcionados a textos Instrucionais, Epistolares, Jornalísticos e Publicitários. As oficinas foram totalmente práticas com produções de textos, montagem de jornais, cartazes e muita criatividade.
As atividades serviram de complemento para reforçar o conteúdo trabalhado anterior à pesquisa de campo. Nesse sentido, pretendeu-se disponilizar aos nossos alunos de pedagogica uma reflexão sobre a importância da escola trabalhar a diversidade textual para capacitar, de verdade, o aluno em suas produções, fazendo-os detectar as características que compõem determinado texto, e assim distingui-los, além de capacidade para atribuição de sentido aos textos lidos.
Textos Jornalísticos |
Textos Publicitários |
Oficina de Produção de Livros de Receitas Juninas |
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