Neste sábado, dia 04/06, o Professor Josias Ivo de Sousa, deu início à Disciplina Leitura e Produção Textual na turma 2008.2, pólo de Parelhas com o estudo do texto Leitura, Texto e Sentido, de Ingedore V. Koch, e, na oportunidade, trabalhou com os alunos o Manifesto por um RN de Leitores, mobilizando-os no laboratório de informática para efetuarem suas assinaturas.
O professor fez um acordo com a turma, onde ficou combinado para atingirem uma meta de assinaturas de 500 pessoas. O trabalho contará como atividade avaliativa da disciplina. Os alunos ficaram incumbidos de realizarem na cidade de Parelhas o' Dia D do Manifesto', onde irão mobilizar todas as escolas da comunidade para nesse dia trazerem os pais e alunos para a assinatura, e na oportunidade será trabalhado o manifesto para que as pessoas tomem conhecimento do que se trata.
Paralela à essa atividade, os alunos irão fazer uma pesquisa de campo nas escolas de ensino médio da cidade, com todos os alunos concluintes, para verificar as práticas de leitura e produção textual desenvolvidas pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio.
Esse trabalho irá fazer um diagnóstico baseada na teoria de Ingedore V. Koch, quanto às inquietações constituídas em face da hierarquização nas práticas de ensino que regem a escrita de textos, ignorando a multiplicidade e compexidade dos usos e funções referentes à tipologia diversificada que dispomos na atualidades. Desta forma, buscar-se-á verificar se as condições de pordução de texto propostos pelos programas de ensino ainda privilegiam a produção do texto do tipo narrativo, e se este fato colabora para a dificuldade de alunos na produção de textos de cunho argumentativo.
A referida pesquisa será baseada na aplicação de um questionário individual com todos os concluintes de ensino médio da cidade, a produção de dois textos (um narrativo e outro dissertativo com o tema violência), coleta do plano programa da disciplina língua portuguesa, na modalidade de ensino em pauta.
Concluídas as atividades, os alunos irão fazer a análise minuciosa do material coletado, baseando na teoria em estudo, para apresentar à classe e à comunidade de Parelhas, um diagnóstico do trabalho de leitura e produção textual que está sendo realizado pelas escolas, que tem apresentado um dos melhores indíces de ideb do Estado, como por exemplo a Escola Estadual Barão do Rio Branco, com média 5,8, no ideb de 2009, e a Escola Estadual Bernardino de Sena Silva, que obteve 5,4 no ideb de 2009.
A Disciplina Leitura e Produção Textual tem uma carga horária de 90 horas/aula e promte dar uma grande contribuição à educação do município de Parelhas por intermédio de seus 23 alunos da turma 2008.2, que estão sob a coordenação do Professor Josias Ivo de Sousa, especialista em Linguistica e Ensino da Língua Materna, Educação de Jovens e Adultos e Gestão Escolar (cursando).
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